RESENHA – CHARLOTTE [ANIME]


charlotte-capa1

Criador: Jun Maeda (Angel Beats!
Fonte: Original
Gênero: Drama, escolar, ação, super poderes
Estúdio: P.A. Works (Angel Beats, Another, Shirobako e Canaan)
Diretor: Yoshiyuki Asai
Episódios: 13 episódios
Ano: 2015

 

 

Yuu estava levando a boa vida assim que dominou a habilidade de entrar no corpo de outras pessoas e claro que ele usa seu poder da pior forma possível.

Charlotte_Otosaka-Yuu-is-a-jerk2

Até que Nao, uma garota também super poderosa,  resolve aparecer e junto com seu comparsa tentam recrutar Yuu.

Charlotte_Nao

Daí temos a ideia que veremos um anime slice of life engraçado de clube escolar com poderes sobrenaturais, numa vibe: Vamos reunir seres extraordinários, nos divertir e tal!

Contudo, o grupo dos protagonistas vão atrás de adolescentes com super habilidosos e tenta impedi-los de usar seus dons, porque o Governo ou sei lá quem vai vir capturá-los, fazer experiências e etc, como aconteceu com o irmão mais velho da Nao.

Charlotte_Nao-big-brother

Eles são o contrário dos X-mens! Ao invés de treina-los pra se defender ou derrubar o Sistema , a escola serve como esconderijo. Tudo bem que as habilidades deles só vão funcionar durante a juventude, mas esse argumento nunca iria realmente funcionar. Imagine que você pode voar por aí e alguém vem te falar que você precisa parar!? Que bando de estraga prazeres!

Esse é o basicamente o plot, agora sobre os personagens só tem um que realmente importa o Yuu. E o problemático garoto durante o anime passa por 3 fases de personalidade:

Yuu egoísta

Charlotte_Otosaka-Yuu-is-a-jerk

Basicamente seu estado natural, um cara que tira vantagem de seu poder para ter uma vida mais prática, que não pensa nas consequências ..

Dark Yuu

Charlotte_Otosaka-Yuu-deadlydepressed

Temos uma reviravolta na trama e Shit Happen. O protagonista fica deprê, desaparece pra bem longe, se mente numas encrencas e abandona a dieta. Melhor fase do anime! Foi nessa parte que depois de ter desistido várias vezes de terminar Charlotte, resolvi terminar essa bagaça.

Super Yuu

Charlotte_Super-Otosaka-Yuu

Numa reviravolta mais absurda ainda, todo o estilo de anime de clube escolar é descartada e temos uma trama internacional com viagem no tempo e mafiosos. A parada fica seria! Mas não boa…

Agora Yuu sai pelo mundo roubando os poderes dos outros. E quando retorna pra casa, ele perde a memória, ainda bem porque ter a lembrança daquela vez em que você tirou o poder de uma criança peruana que ajuda curando as pessoas do seu pobre vilarejo sem acesso médico, não ia ser fácil.

Perceba, como o grupo principal de jovens que só queriam viver em paz sem serem usados pelos adultos começou a caçar e impor suas vontades sobre os outros. Charlotte na verdade é uma trágica trama “Coming of age”. Crescer é uma merda!


Por fim, Charlotte tem várias falhas, desde acontecimentos muito forçados, personagens inúteis, mas principalmente o problema de ritmo. O anime sofre mudanças de gênero abruptamente, da comédia, vai pro drama e depois para ação, sem conseguir desenvolver nenhum deles.

Já parte técnica do anime é muito boa, o cenário e as animações das partes da ação foram bem trabalhados e as músicas, que são mais do que trilhas sonoras nesse título, não são do meu gosto, porém são ótimas. Pena que o roteiro e desenvolvimento não acompanham.

Mas tem bastante gente na internet que acha Charlotte legal, principalmente os  fãs do Jun Maeda, então se você já conhece o trabalho do cara dê uma olhada.

Disponível no Crunchyroll

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s