ONE-PUNCH-MAN-CAPA

Resenha: One-Punch Man – E quando se é o mais forte?


A premissa é simples e ao mesmo tempo inovadora: O que acontece quando se é o mais forte? One-Punch Man é uma parodia feita em cima de um dos maiores clichês dos shonens clássicos: Se todo mundo sabe que no final o herói vence, por que toda aquela enrolação, treinos e formas finais?

Saitama, o protagonista, quando criança tinha um sonho comum para a idade, o de ser super-herói e após ele salvar um garoto das garras do Homem-Caranguejo, ele decide realizar esse objetivo infantil.

E com um ardo treinamento que consistiu em: 100 flexões, 100 abdominais, 100 agachamentos e 10km de corrida todos os dias, além de não usar ar condicionado, com uma dedicação de perder o cabelo. Saitama se tornou, o Homem do Único Soco!

saitama_homem-mais-forte

Agora imagine que você é o melhor em algo?  Parece bom, com certeza deve ser incrível. Mas por quanto tempo? Você continuaria motivado sabendo que não tem quem sequer chegue aos seus pés?

O que o Ryu faria da vida se não houvesse ninguém mais forte para buscar?!

ryu_pelo_mais_forte

Mochileiro ou mendigo encrenqueiro?

E é nesse tédio que Saitama, um cara normal que decidiu virar herói pela diversão vive seus dias entre uma promoção no mercado e outra.

Obra originalmente criada nos traços toscos de ONE (Mob 100) em formato de webcomic em 2009 e ainda em publicação, atingiu um grande volume de público, chamando a atenção de Yusuke Murata (Eye Shield 21) que se ofereceu para redesenhar a história para o site da Young Jump Web Comics. No Brasil o mangá é publicado pela Panini . Compre aqui!

OPM-webcomicsXmangaXanime

Mesmo com esse desenho horrível do ONE, eu ainda precisaria treinar muito para alcança-lo.

ONE diz que teve a ideia do design simples de Saitama porque ele acredita que já existe muitos heróis estilosos¹. Mas é inegável que One-Punch Man não teve base no personagem infantil Anpanman e que foi de um trocadilho surgiu o nome do trabalho, dá até pra ver que as cores do uniforme foram invertidas.

anpanman-onepunchman2

Vejam o vídeo que fizeram da Opening de Anpanman com a trilha de One-Punch Man e vice-versa

O anime produzido pelo estúdio Madhouse (Death Note, Trigun, HunterXHunter, Paprika) e dirigido por Shingo Natsume (Spacy Dandy) com certeza foi uma das estreias mais legais de 2015. O título já estava disponível com legenda em português no Daisuki, porém chegou em 2017 na Netflix e com direito a dublagem.

saitama-vs-zika

Sai Zika!

E já no segundo episódio, um dos melhores da temporada, o homem com o soco mais potente não consegue matar um pernilongo, alheio a nuvem de insetos que destrói a cidade. Hilário!

E nessa mesma história somos apresentados a Genos, um ciborgue com um trágico passado, que acaba virando discípulo do personagem principal.

genos-1

Genos é um dos únicos a reconhecer habilidade de Saitama, que, apesar de ter derrotados ameaças incríveis, é um completo desconhecido. E esse é um dos motivos que a dupla decide entrar na Associação de Heróis.

Surpreendendo a todos, Genos entra para o nível S, cheio de seres superfortes orgulhosos e egoístas. Enquanto Saitama, mesmo com sua excelente condição física, acaba em um nível baixo onde os heróis não são super e devem cumprir cotas de heroísmo, por causa de seu péssimo resultado lógico.

saitama_classC

Burro!

Mesmo assim, Saitama mostra-se humilde, um cara prefere ser  odiado, considerado um trapaceiro, do que pegar todos os créditos, diminuindo o esforço e sacrifício de seus colegas. Acredito que seja porque um dia ele também foi um zé-ninguém cheio de vontade.

one_punch_man-covinhas

Isso é uma covinha ou um saco no lugar do queixo?!

Uma curiosidade é que a Associação foi criada por magnata depois que seu filho que tem uma “covinha” no queixo sobreviveu a um ataque de um Homem-Caranguejo graças a um bom samaritano.

É legal ver como os maiores mercados de quadrinho do mundo tem visões diferentes dos Super-heróis, a americana Marvel tem uma de suas maiores sagas em cima da questão de registro dos heróis, a Guerra Civil (se você não leu, leia!), enquanto que no Japão, isso não costuma ser um taboo, vide os Tokusatsu e o My Hero Academia (Boku no Hero Academia).

Engraçado que o primeiro inimigo obliterado pelo Saitama era a manifestação da Terra para eliminar os humanos, o Vaccine Man, logo depois temos os seres subterrâneos que se dizia os verdadeiros habitantes do planeta, o Povo do Mar. Tipo, quem é o real vilão aqui?

O desenho como um todo mantém uma boa qualidade de animação, que mantém os traços e proporções mesmo nas partes mais velozes e dinâmicas.

OPM-seres_sub

Inclusive no final da temporada onde acontece única grande luta do anime com partes bem diferentes, um visual mais experimental e viajado que ocorre entre Saitama e Boros, um ser alienígena entediado que viajava pelo universo dominando mundos a procura de alguém que poderia rivaliza-lo.

boros-vs-saitama

Nem doeu…

puri-puri-prisioner

BERRO!

A dublagem dirigida por Diego Lima (veja a entrevista dele no Omelete) , realizada pelo Grupo Macias está de parabéns! Algumas vozes dos dupla principal ficaram muito boas e em especial a de Genos que mantém o tom frio parecido da dublagem japonesa. Também tenho de destacar a vozes do Bigode Primaveril (Francisco Brêtas) com seu sotaque ala espanhol e do Puri-Puri Prisoner (Dlaigelles Riba) e seu jeito “másculo” de falar, que deram muito mais personalidade para eles do que as originais.

Pena que ao final dos capítulos, quando dão a sinopse do próximo, a versão em português não vai até o fim, tem de arrumar isso aí, ou tirar de uma vez. . A abrasileiração teve sua parte ruim e boa, a expressão “Vou puxar o carro” foi usada repetidas vezes, o que me irritou. Porém, acertaram nas ofensas usadas ao longo da temporada, numa pegada que lembra muito Yu Yu Hakusho.

 

Só faltou uma dublagem da Abertura e do Encerramento ou pelo menos com uma legenda. Sabe? Isso faz falta.

One_Punch_Man-Saitama_okPor fim, One-Punch Man é um grande anime, com um tom de humor satírico que faz piada com o próprio gênero e também com aquele onde as garotas rasgam a roupa enquanto lutam, mas aqui a vez é feita por homens musculosos.

Bom, clichês são clichês porque funcionam e essa quebra pode também tornar a animação repetitiva. Olha a ironia ai de novo!

saitama-golpe_baixo-Sonic

Right in the balls!

Esse anime, assim como Attack on Titan, pode ser uma porta de entrada aos animes ou até um retorno para aqueles fãs de Dragon Ball, Cavaleiros dos Zodíaco e outros, exatamente por zoar vários elementos desses títulos.

E aí o que você achou de One-Punch Man? E a dublagem, curtiu?

Quais as suas expectativas para a segunda temporada? Deixe nos comentários!

Fontes:

omestredahq.com.br
dublanet.com.br
myanimelist
wikipedia
onepunchman.wikia.com

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s