OreSkaBand, ska, j-ska

Recomendação Musical: OreSkaBand


Resolvi fazer uma série de post sobre bandas japonesas ou que tenham alguma influência da cultura nipônica.

E no primeiro texto vou falar sobre uma banda de Ska que eu gosto muito e tive a oportunidade de ver o show! E se vocês quiserem saber mais sobre esse ritmo caribenho, deem uma olhada no final do post ;)

ORESKABAND

OreSkaBand, ska, j-ska

NACIONALIDADE: Japonesa

ESTILO: Ska , rock

ATIVIDADE: 2003-atualmente

INTEGRANTES:

Naoko ‘iCas’ Yoshioka (Ikasu) – Guitarra e Vocal

Hitomi ‘Tomi’ Kawamoto – Baixo e Vocal

ADD – Saxofone

Marie Hayami (Leader) – Trombone

Saki Imamura – Trompete

Taeko ‘Tae’ Fukuda – Bateria

Membros anteriores

Mio ‘Morico’ Omori – Saxofone e teclado (2003-2016)

A banda composta somente por garotas, foi formada em 2003 na cidade de Sakai-Osaka enquanto elas ainda estavam na escola.

Lançaram seu primeiro álbum, Penpal, em 2005 de forma independente e assinaram com a Sony Music um ano depois, durante o Ensino Médio. A estreia da OreSkaBand na grande mídia foi em uma propaganda dos doces Pocky.

Nos animes a música Jitensha é a trilha do 13º encerramento de Naruto Shippuden e em 2007 o 11º encerramento de Bleach.

Em questão de shows, logo que saiu o segundo álbum Ore, a banda se apresentou no Fuji Rock Festival de 2006 e no ano seguinte realizaram seu primeiro tour internacional, nos Estados Unidos já tocaram em festivais como o SXWX, o Vans Warped Tour e nos festivais: Anime Expo e Otakon.

No Brasil as moças já fizeram dois shows em 2013, 2014 no Anime Friends e no ano de 2015 tocaram no Hanabi Matsuri, o Festival de Queima de Fogos de Artifício no Autódromo de Interlagos na cidade de São Paulo.

No início elas vestiam ternos, camisetas e gravatas com detalhes em preto e branco, bem no estilo das bandas clássicas de Ska 2-Tone, com o tempo foram diversificando o vestuário.

OreSkaBand, ska, j-ska

As integrantes agora com mais de 24 anos e com mais de 10 anos de estrada também estrelaram um filme chamado Lock and Rock Forever.

O som delas é bem animado, como uma banda de Ska deve ser, os vocais feminino harmonizam muito bem com os instrumentos de sopro. E conhecer as músicas ou ter afinidade com a língua japonesas não importa, se você curtir o ritmo logo vai estar dançando. Ao longo dos anos com o amadurecimento temas como política, feminismo e problemas sociais, mas sem perder a alegria.

Se você curtiu a OreSkaBand, talvez você goste de:

The Specials ; The Selecter ; Paralamas do Sucesso ; Madness ; NoKaos ; Reel Big Fish ; Kemuri ; Sapo Banjo ; Sublime ; Operation Ivy ; Ska-p ; The Mighty Mighty Bosstones ; Less Than Jake ; Goldfinger ; Streetlight Manifesto ; Rancid ; The Suicide Machine; The Aquabats ; Save Ferris ; Bad Manners

Mas o que é Ska?

Ska é um ritmo jamaicano considerado o pai do Reggae, influenciado pelo Mentos, o Calypso, o Jazz e o R&B, tem uma forte pegada instrumental, principalmente dos instrumentos de sopro, chamados de metais e os de teclas. Apesar disso, dizem que o nome do ritmo surgiu de um som característico feita na guitarra: “skat”.

 

reggae, rude boy, ska, Bob Marley

Bob Marley Rude Boy antes do Rastafari

reggae, skinhead reggae, trojan

O Ska se tornou popular na Inglaterra graças as imigrações, junto com ele veio o estilo Rude Boy e mais tarde, como imposição ao estilo Hippie, surgiram os Skinheads. É, você não leu errado! Os Skinheads, tribo crucificada pela Mídia, hoje considerada racista, surgiu de um movimento embalado por música negra! Criaram até um subgênero para agradar esse público: o Skinhead Reggae.

Com os anos esse gênero que teve várias ondas como: 2-Tone, onde negros e brancos formavam bandas juntos em pleno Reino Unido conservador; Ska-punk, com guitarras e baixo mais ativos e sons acelerados. O Ska acaba se popularizando pela Europa, Estados Unidos, América do Sul, Japão e por todo o mundo.

 

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s