Resenha: Another –  Quem é o morto?


Another, LivroAutoria: Yukito Ayatsuji
Editora Original: Kadokawa Shoten – 2009
Editora Nacional: JBC – 2015
Gênero: Colegial, Suspense, Ficção
Tradução: Edward Kondo
Páginas: 392

Another fez um sucesso considerável, foi adaptado para anime, mangá, live-action e etc, mas a obra original é um livro de 2009 que conta a bizarra situação que assola a turma 3-3 da Escola Ginasial Yomiyama do Norte.

Tudo começou quando um aluno chamado Misaki, o cara mais amado por todos, morreu subitamente, porém a classe não aceitou a perda e juntamente com o professor, começaram a fingir que ele não tinha morrido, e assim como se nada tivesse acontecido, os colegas “conversavam” com ele e até nas chamadas o falecido continuava presente. Mas eles não contavam que essa solidariedade traria a Morte para mais perto da turma, que a partir daquele ano, um fantasma que não sabe que está morto se infiltra no meio dos alunos atraindo diversas tragédias.

O Grito, Edvard Munch, Skrik

“…não é o homem que está gritando…, e sim, o mundo à sua volta. O homem está tapando os ouvidos assustado com esse grito” – Mochizuki (Another)

E no ano de 1998, Koichi Sakakibara, um jovem de saúde frágil, acaba tendo de se mudar de Tokyo para a casa dos avôs na cidade interiorana de Yomiyama.
Infelizmente ele acaba matriculado na classe amaldiçoada, mas por causa de sua doença ele acaba perdendo as primeiras aulas porque estava internado, e no hospital ele recebe a visita dos representantes de sua futura turma, que lhe fizeram estranhos questionamentos, só não foi mais estranho que encontrar no necrotério, logo o alguém que ele não devia, sua futura colega Mei Misaki, uma garota soturna com um tapa-olho no lado esquerdo. Logo no primeiro dia de aula de Koichi percebe como a Mei é tratada, na verdade não tratada, era como se ela nem estivesse ali.
E a turma tem uma máxima: “As decisões da turma devem ser seguidas a risca”, esse é um dos meios utilizados para evitar a “catástrofe natural sobrenatural” em que estão envolvidos.

Antes dos finalmente, algumas curiosidades: Koichi é um amante de livros de terror, Stephen King, Lovecraft e etc. O sobrenome Sakikabara, é o mesmo do psicopata do caso “Assassinato das crianças de Kobe” de 1997. E o autor, Yukito Ayatsuji, que já é habituado com o gênero de suspense teve como inspirações o filme The Other (A Inocente Face do Terror) de 1972 e The Others (Os outros) de 2001.

As primeiras mortes são bem violentas e descritivas, enquanto que as que seguem são mais tranquilas e sem impacto, enquanto que o anime mantêm o padrão.

Na verdade, eu não recomendo assistir o anime porque ele é fraco, não tem um bom desenvolvimento, o clímax não é tão crível quanto o do livro. A colorização também não ajuda a manter a tensão e tem um episódio de praia completamente deslocado, só três coisas valem a pena nesse anime, as sangrentas mortes, trilha sonora nas partes de suspenses e essa cena:

Se querem uma resenha do anime recomendo essa aqui: Review – Another e o anime de terror que não existiu (Cuidado com os spoiler)

O livro foi originalmente lançado em capítulos no Japão tem uma pegada Jovem Adulta com tema obscuro, sendo um bom início para a literatura japonesa, um intermediário entre as Light Novel e os tradicionais, é de leitura leve e tem um bom fator de replay, porque algumas pistas são deixadas durante a leitura. O começo é um pouco devagar, mas com trama interessante e com um final bem bolado, melhora conforme o passado e o mistério vão sendo revelados.

Anúncios

1 comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s