
Autoria: Yukito Ayatsuji
Editora Original: Kadokawa Shoten – 2009
Editora Nacional: JBC – 2015
Gênero: Colegial, Suspense, Ficção
Tradução: Edward Kondo
Páginas: 392
Another fez um sucesso considerável, foi adaptado para anime, mangá, live-action e etc, mas a obra original é um livro de 2009 que conta a bizarra situação que assola a turma 3-3 da Escola Ginasial Yomiyama do Norte.
Tudo começou quando um aluno chamado Misaki, o cara mais amado por todos morreu subitamente, porém a classe não aceitou a perda e juntamente com o professor responsável da turma, começaram a fingir que ele não tinha morrido, e como se nada tivesse acontecido, os colegas “conversavam” com MIsaki e até nas chamadas o falecido continuava presente. Mas eles não contavam que essa estranha negação de luto traria a Morte para mais perto da turma, que a partir daquele ano, um fantasma se infiltra no meio dos alunos atraindo diversas tragédias.

E no ano de 1998, Koichi Sakakibara, um jovem de saúde frágil, acaba tendo de se mudar de Tokyo para a casa dos avôs na cidade interiorana de Yomiyama.
Infelizmente ele é matriculado na classe amaldiçoada, mas por causa de sua doença ele falta nas primeiras aulas por estar internado e no hospital ele recebe a visita dos representantes de sua futura turma, que fazem estranhos questionamentos. Só não foi mais estranho que a figura que ele encontra no necrotério, sua futura colega Mei Misaki, uma garota soturna com um tapa-olho. No primeiro dia em que Koichi vai a escola ele percebe o modo que Mei é tratada por seus colegas, na verdade, não tratada, ignorada. Era como se ela nem estivesse ali, seria somente bulling?
E a turma tem uma máxima: “As decisões da turma devem ser seguidas a risca”, esse é um dos meios utilizados para evitar a “catástrofe natural sobrenatural” em que estão envolvidos.
Antes dos finalmente, algumas curiosidades: o personagem principal Koichi é um amante de livros de terror, Stephen King, Lovecraft e etc. O sobrenome Sakikabara, é o mesmo do psicopata do caso “Assassinato das crianças de Kobe” de 1997. E o autor, Yukito Ayatsuji, que já é habituado com o gênero de suspense teve como inspirações o filme The Other (A Inocente Face do Terror) de 1972 e The Others (Os outros) de 2001.
As primeiras mortes são bem violentas e descritivas, enquanto que as que seguem são mais tranquilas e sem impacto, enquanto que o anime mantêm o padrão.
Na verdade, eu não recomendo assistir o anime porque ele é fraco, não tem um bom desenvolvimento, o clímax não é tão crível quanto o do livro. A colorização também não ajuda a manter a tensão e tem um episódio de praia completamente deslocado. Só três coisas valem a pena nesse anime, as mortes sangrentas, trilha sonora nas partes de suspenses e essa cena hilária:
O livro foi originalmente lançado em capítulos no Japão tem uma pegada Jovem Adulta com tema obscuro, sendo um bom início para a literatura japonesa, um intermediário entre as Light Novel e os tradicionais, é de leitura leve e tem um bom fator de replay, porque algumas pistas são deixadas durante a leitura. O começo é um pouco devagar, mas com trama interessante e com um final bem bolado, melhora conforme o passado e o mistério vão sendo revelados.
Nossa esse livro parece ser muito legal. Vou procurar o mangá depois, adoro ler mangá e esse me deixou muito curiosa!!
CurtirCurtir