Primeiras impressões: Animes Verão/2016 – 1ª parte


Estou sempre mudando minha forma de escrever sobre as estreias dos animes, dessa vez foi trabalhoso, mas aqui está a primeira parte das minhas impressões sobre os 39 títulos que estrearam no verão japonês. Espero que gostem!

91 DAYS

91 days

Estúdio: Shuka (Durararax2)
Direção: Hiro Kaburaki (Kimi ni Todoke,
Anime original

Sinopse: A trama acontece nos anos 20, no período da Lei Seca, apesar de que arquitetura lembra a Europa, principalmente a Itália. De família italiana também é o protagonista Angelo Lakuza, família que foi assassinada devido a disputa de liderança na Máfia, o interessante é que seu pai trabalhava para o Dom, então eles não eram exatamente inocentes. Como único sobrevivente Angelo, que adotou o nome de Avilio, depois de muito anos desaparecido, retorna em busca de vingança.

Impressão: Esse foi a primeira estreia de verão que eu vi e começou bem. De cara me lembrou Baccano, um dos meus animes favoritos e é sobre Máfia e vingança, assuntos que eu curto bastante. Os episódios são contados como dias, mas eu duvido que o 91 days tenha 91 episódios, seria muita enrolação e não acredito que exista espaço para tudo isso.

A arte é OK, os cenários são bonitos, as vezes tenso quando necessário. A ação é boa, violência em boa medida, mas acho, por causa de alguns personagens, também terá um pouco de humor.

Veredito: APROVADO

 

AMAAMA TO INAZUMA

AMAAMA TO INAZUMA

Estúdio: TMS Entertainment (Detective Conan, Yowamushi Pedal, Itazura na Kiss, AKIRA)
Direção: Iwasaki Tarou
Adaptação de mangá
Roteiro/arte: Gido Amagakure

Sinopse: Desde que sua esposa morreu Kouhei Inuzuka tem de se desdobrar para cuidar de sua filha e trabalhar como professor, por isso e por não manjar nada de cozinha, ele acaba sempre comprando comida pronta, o problema é que a pequena Tsumugi gosta cada vez menos dessas refeições.

A vida dos dois começa a mudar quando eles vão a um parque e encontra uma garota, Kotori Iida, chorando porque a comida que sua mãe, dona de um restaurante, fez é muito deliciosa, a adolescente é uma aluna de Inuzuka convida os dois a irem ao estabelecimento de sua família. Um dia pai e filha vão ao local, mas a dona não está, então a filha da proprietária resolve fazer arroz sozinha, e Tsumugi fica tão feliz com a refeição, que seu pai e Kotori resolvem a prender a cozinhar juntos.

Impressão: É muito fofo! Gostei muito dos personagens, o drama de ser pai solteiro sempre me pega, ser mãe solteira ou viúva, infelizmente, é bem comum, mas ver um homem cuidando de uma família, as vezes por causa de uma separação, que não é o caso nesse desenho, é de emocionar, assistam Kamer vs Kamer. Sobre a filinha com aquele cabelo rebelde, dá vontade de levar embora (clichê) e quando ela chora por estar comendo algo gostoso? _

Só a Kotori que eu achei meio forçada, será que ela está lá para fazer parzinho com o pai? Mina, se tá sobrando.
Para um anime de cotidiano (slice of life), a arte é boa e as comidas são bem normais, nada no nível Shokugeki no Souma (Food Wars).

Veredito: APROVADO

 

AMANCHU!

AMANCHU!

Estúdio: J.C.Staff (Toradora!, Shokugeki no Souma, Nodame Cantabile, Prison School, Flying Witch)
Direção: Kenichi Kasai (Bakuman, Nodame Cantabile), Junichi Satou (Kaleido Star, Sailor Moon -1992)
Adaptação de mangá
Roteiro/arte: Kozue Amano

Sinopse: Hikari Kohinata é uma garota alegre que ajuda a avó em um centro de mergulho e ela está super animada por entrar no Ensino Médio em uma nova escola, levando uma exploração, uma grande aventura. Contrastando com toda essa felicidade temos Futaba Ooki, estudante tímida que acabou de se mudar e sente falta dos amigos, acaba sentada na carteira em frente de Kohinata, assim iniciando uma amizade.

Impressões: A primeira coisa que me chamou a atenção é a arte, os traços lembram muito os Quems, fora isso é tudo bem bonito. Mas o melhor é as caretas da Hikari Kohinata e as feições dos figurantes que são hilárias.
Amanchu! será um anime de esporte, calma mergulho seja um esporte. Então um anime de lazer, sei lá, mas esse anime provavelmente é o mais gay da temporada.

Veredito: DROPADO

 

ANGE VIERGE

ANGE VIERGE

Estúdio: Silver Link (Kokoro Connect, Baka to Test, WataMote)
Direção: Masafumi Tamura
Adaptação de Card Game Mobile

Sinopse: Diversos mundos que estão em colapso se unem para derrotar inimigos fálicos em comum e apenas mulheres superpoderosas podem fazer isso.

Impressão: A parte de pessoas de mundos diferentes com habilidades e crenças distintas se unindo por sobrevivência até que é legal, mas no primeiro episódio não existem indícios que o início dessa convivência e as diferenças serão abordadas.

O estranho é que o título não tem apelo o bastante nem para o público masculino e nem para o feminino. O anime tem lutas bem-feitas e foca um grupo de guerreira que precisam ter uma forte conexão com a líder que amplifica seus poderes, então eu acredito que um dos temas seja amizade, lembrando um típico desenho para garotos.

Enquanto outra cena moças andam nuas sem qualquer preocupação, o vapor e objetos servem como censura, mas nada realmente erótico. E não aparece homem algum na tela. #representatividadeimporta
Ange Vierge me deixou confuso, mas não curioso.

Veredito: DROPADO

 

B-PROJECT: KODOUAMBITIOUS

B-PROJECT: KODOU*AMBITIOUS ; B-PROJECT

Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art Online, Kuroshitsuji, AnoHana, ERASED, Tsuritama)
Direção: Eiji Suganuma
Spin-off de mangá
Roteiro/arte: Mizu Morino

Sinopse: Tsubasa Sumisora é a nova contratada da equipe de A&R (Artistas e Repertório) de uma gravadora para cuidar dos compromissos de vários grupos de idols, é tipo um harém, cada garoto com uma personalidade. Então acompanhamos a nova funcionário, que por sorte tem um ótimo ouvido, conviver com essas celebridades.

Impressões: Não é simplesmente um harém reverso, a parte da música e o dia-a-dia da profissão da protagonista tem grande importância na trama e é interessante saber, pelo menos um pouco, como funciona o show bizz no Japão. A parte artística é bonita e é possível sentir que eles colocaram bastante esforço nas músicas, eu até comecei a cantarolar, mas não é para mim.

Veredito: DROPADO

 

BANANYA

nya1

Estúdio: Gathering
Direção: Kyou Yatate
Baseado em mascote de empresa de papelaria

Sinopse: É um anime curtinho, um short sobre uma banana, não pera! Sobre um gato numa banana.

Impressões: Bananya é uma das coisas mais fofas que eu já vi! É bobinho, é engraçadinho, só o narrador que é um pouco chatinho. Mas somente fofura não é o bastante pra me convencer a assistir, mas é o bastante pra me fazer comprar. Quero um chaveiro de Bananya!

Veredito: DROPADO

 

BATTERY

battery1

Estúdio: Zero-G
Direção: Tomomi Mochizuki (Ranma ½, Touch, Urusei Yatsura)
Adaptação de mangá
Roteiro: Atsuko Asano (No.6) / Arte: Takako Shimura (Aldnoah.Zero)

Sinopse: Sendo o melhor lançador de beisebol de sua região, Takumi Harada agora que se mudou sente que vai perder sua chance de evoluir no esporte, que a região onde ele está a mais fraca que a anterior e então ele conhece Kou Nagakura um catador.

Impressões: O gênero de esportes é um dos meus prediletos, mas beisebol nunca me chamou atenção e por isso eu vou dar uma chance a esse anime, mas só por isso, gostei bastante dos personagens também. Takumi não é nenhum um iniciante, ele sabe o que está fazendo e se acha muito bom nisso, chega até a irritar as vezes, já Kou está tecnicamente abaixo do colega, mas é esforçado e muito orgulhoso também, essa relação cria um revanchismo saudável levando em consideração que eles precisam agir em conjunto.

A arte é mediana, mas acredito que consiga passar muita emoção e dinamismo nas partidas.

Veredito: APROVADO

 

BERSEKR

berserkr2

Estúdio: Millepensee, GEMBA
Direção: Shin Itagaki (Basquash!, Devil May Cry, Black Cat)
Adaptação de mangá
Roteiro/arte: Kentarou Miura (Gigantomachia)

Sinopse: Nesse remake de Berserkr acompanhamos Guts, um homem amaldiçoado por demônios, com um passado misterioso e violento.

Impressões: Que animação feia, quase ganha o prémio de pior arte da temporada. Um CGI tosco, uma movimentação bizarra que tira toda a emoção das batalhas, sério, eu fiquei realmente incomodado. Porque eles fizeram isso?

Pior é que eu tenho vontade de saber a história de Berserkr, agora vou ter de ir assistir o desenho antigo.

Veredito: DROPADO

 

CHEER DANSHI!!

CHEER DANSHI!!

Estúdio: Brain’s Base (Durarara!!, Baccano!, Tonari no Kaibutsu-kun)
Direção: Ai Yoshimura (Ao Haru Ride)
Adaptação de mangá
Roteiro: Ryou Asai / Arte: Kenichi Kondou

Sinopse: Depois de sofrer uma contusão, Haruki Bandou, que vem de uma família de judocas e vive na sombra da irmã, forma junto com seu amigo de infância Kazuma Hashimoto um grupo de Líderes de Torcida exclusivamente masculino e saem a procura de novos membros.

Impressões: Ver homens participando de atividades vista como feminina ainda é estranho para sociedade, incluído eu. Engraçado que eu não tenho tanto pré-conceito com bailarinos, mas eu acredito que no mínimo 85% dos dançarinos de balé são homossexuais e os que não são acabam sendo considerados também, no meio da animação de torcida não seria diferente e o personagem principal sabe disso, ele sente vergonha e os olhares dos outros.

Como entretenimento eu não gostei muito, mas se a trama trazer uma mensagem sobre aceitação, sobre não se importar com o que os outros dizem e seguir seus sonhos, eu acho que vai valer a pena.

Veredito: INCERTO

 

DAYS

days6

Estúdio: MAPPA (Sakamichi no Apollon, Zankyou no Terror)
Direção: Kounosuke Uda (Lovely Complex, One Piece, Sailor Moon R)
Adaptação de mangá
Roteiro: Tsuyoshi Yasuda (Over Drive)

Sinopse: Jin Kazama precisava de mais alguém para completar seu time na pelada, ele decide chamar o estudante recém transferido, Tsukushi Tsukamoto. E o novato não manja de futebol, mas é muito esforçado e veloz, por fim ele se diverte muito e se apaixona pelo esporte.

Impressão: Os personagens têm pouquíssimo carisma, o roteiro é raso, a arte e a ação na partida é OK, mas mesmo assim, eu que sou vendido para animes de esporte ainda vou dar uma chance.

Veredito: INCERTO

 

FUDANSHI KOUKOU SEIKATSU

FUDANSHI KOUKOU SEIKATSU

Estúdio: EMT²
Direção: Tokoro Toshikatsu
Adaptação de mangá
Roteiro: Atami Michinoku

Sinopse:  Ryou Sakaguchi tem um gosto muito peculiar, ele gosta de BL (boys love – amor de meninos), e ele, que não é gay, encontra algumas complicações para manter seu hobbie, fora isso, ele está em busca de amigos homens que curtam esse gênero também.

Impressão: É bem engraçado, o drama dele em passar os mangás pelo caixa, é tipo passar com revistas pornô hétero, só que pior. A arte é boa e os homens são bem bonitos.

Veredito: APROVADO

 

FUKIGEN NA MONONOKEAN

fukigen1

Estúdio: Pierrot Plus (Beelzebub)
Direção: Akira Iwanaga
Adaptação de mangá
Roteiro: Kiri Wazawa

Sinopse: Hanae Ashiya, mais um estudante transferido, não consegue ir para escola porque um Yokai resolveu grudar nele e sugar toda sua energia, então ele pede ajuda ao exorcista Haruitsuki Abeno, porém não tendo como pagar Hanae se torna seu ajudante.

Impressão: Eu não me importei com os personagens e o conflito em parte alguma. Esse anime no maior estilo Monstro da Semana é super entediante!

Veredito: DROPADO

 

HANDA-KUN

HANDA-KUN

Estúdio: Diomedea
Direção: Koyama Yoshitaka
Adaptação de mangá
Roteiro: Satsuki Yoshino

Sinopse: Handa-kun é um prequel do anime Barakamon, nele é contado como era a vida de Seishuu Handa, um mestre na caligrafia, que durante o ensino médio era só mais um adolescente com problemas de socialização, mas que é visto como um ídolo por seus colegas e carrega o nome da família conhecida por sua caligrafia.

Impressão: Por ser um prequel eu quase não assisti esse anime, mas ainda bem que eu fui ver. Handa-kun é um anime dentro de um anime e eu gosto de Inception, traz um humor autodepreciativo e várias referências.

Veredito: APROVADO

 

HATSUKOI MONSTER

HATSUKOI MONSTER

Estúdio: Studio Deen (Hetalia Axis Powers, Jigoku Shoujo, Ranma ½, Fate/Stay Night)
Direção: Inagaki Takayuki
Adaptação de mangá
Roteiro: Akira Hiyoshimaru

Sinopse: Pela primeira vez na vida, a mimada, Nikaido Kaho vai morar em outra cidade, longe da família rica e se não fosse por Kanade Takahashi, que a salva de ser atropelada sua nova vida já teria acabado. Depois de tomar a primeira bronca de sua existência, Nikaido se apaixona e pede Kanade em namoro, mas o alto e lindo garoto tem um segredo…

Impressão: Nonsense! Kanade Takashi é um aluno da Quinta série! E em parte alguma desse primeiro episódio explica porque ele e mais dois colegas tão altos e desenvolvidos estão no Ensino fundamental deve ser problema de hormônio ou alguma coisa assim. Mas o bizarro mesmo é a Nikaido ir em frente com esse namoro mesmo sabendo que seu par é uma criança! Dane-se que ele tem um passado trágico, que ele é o filho do dono da pensão em que ela mora ou que romper com ele vai chateá-lo, essa relação é errada!

Veredito: DROPADO

 

HITORI NO SHITA: THE OUTCAST

HITORI NO SHITA

Estúdio: Emon Animation Company
Direção: Xin Wang
Adaptação de webcomic
Roteiro: Dong Man Tang/ Arte: Mi Er

Sinopse: Tudo começa em um pequeno vilarejo onde roubos de túmulos estão ocorrendo e uma das que foram arrombados foi o do avô de Zhang Chulan, que era uma pessoa de renome no local, então o universitário, que, vai até o local e lá encontra uma estranha garota enquanto são atacados por zumbis. De volta a universidade Zhang, que só quer ter uma vida comum, tem como nova colega de classe a garota do cemitério.

Impressão: O desenho desde o início já se mostrou diferente e os nomes dos personagens, junto com a mitologia chinesa veio para confirmar, estou bastante curioso para saber como uma animação feita na China vai rolar. A animação faz um bom trabalho na parte de luta e na pegada sombria.

Veredito: APROVADO

 

This Art Club Has a Problem! (KONO BIJUTSUBU NI WA MONDAI GA ARU!)

This Art Club Has a Problem!

Estúdio: feel (Makura no Danshi, Oshiete! Galko-chan, Kiss x Sis, D.C.: Da Capo)
Direção: Oikawa Kei
Adaptação de mangá
Roteiro: Muru Imigi

Sinopse: No primeiro episódio são apresentados: Mizuki Usami adora arte, mas ela parece ser a única no clube artístico que tem a cabeça no lugar. Subaru Uchimaki é um ótimo desenhista, porém não tem interesse nenhum em garotas 3D, só o que produz são imagens de lindas garotas em estilo mangá. Por último e menos importante temos o professor responsável, chamado de Presidente, que apenas usa a sala como local para descanso.

Impressão: Com certeza esse é o anime de cotidiano (slice of life) mais divertido da temporada. Sua simplicidade o faz um grande candidato a ser assistido entre alguns animes mais pesados e tensos, para dar uma quebra, sabe?

Veredito: APROVADO

 

LOVE LIVE! SUNSHINE!!

love1

Estúdio: Sunrise (Cowboy Bebop, Gintama, Mobile Suit Gundam, Tiger & Bunny, InuYasha)
Direção: Sakai Kazuo
Adaptação de mangá
Roteiro: Sakurako Kimino (Love Live! School Idol Project) / Arte: Masaru Oda

Sinopse: De uma pequena cidade litorânea, Chika Takami abre um clube escolar com o intuito de formar um grupo de Idols, mas primeiro ela precisa de companheiras.

Impressão: A arte é boa, as garotas são bem kawaii e a parte sonora tá de parabéns, mas não é pra mim e também não consigo enxergar muita evolução na trama.

Veredito: DROPADO

 

MASOU GAKUEN HXH

hxh1

Estúdio: Production IMS
Direção: Furukawa Hiroyuki
Adaptação de Light Novel
Roteiro(a): Masamune Kuji/ Arte: Hisasi, Kurogin

Sinopse: Hida Kizuna é convocado por sua irmã mais velha para uma ilha onde garotas estudam e protegem a terra de alienígenas usando suas frágeis roupas especiais reveladoras. E a função de Kizuna nessa história usar seus talentos para recarregar a energia das guerreiras pelo toque (leia excita-las com preliminares sexuais).

Impressão: Esse anime é um softporn, no maior estilo Cine Privé, onde basicamente, o protagonista fica pegando nas garotas, elas gemem até o êxtase e depois vão lutar. Com um background de harém escolar, Masou Gakuen tem duas versões: a censurada, disponível no Crunchyroll, que não mostra os mamilos (polêmicos!), nem os closes de virilha; e a liberada, que é um pouco mais sem vergonha.

O desenho é uma reprodução de quando você tá nos amassos com alguém, aí acontece alguma coisa e corta o clima, e você sabe que nunca vai chegar nos finalmente…

Veredito: DROPADO

 

MOB PSYCHO 100

MOB PSYCHO 100

Estúdio: Bones (Fullmetal Alchemist, Ouran Koukou Host Club, Wolf’s Rain, Boku no Hero Academia)
Direção: Tachikawa Yuzuru (Death Parade)
Adaptação de web comics
Roteiro/Arte: ONE (One Punch-Man)

Sinopse: Conhecido como Mob, Shigeo Kageyama, é um garoto com um forte poder psíquico que pode se tornar muito perigoso caso o seu nível de stress/ansiedade chegue a 100 e para ajudar a controlar seus poderes ele tem a ajuda de seu mentor Reigen Arataka, que na verdade não passa de um charlatão vivendo às custas dos poderes de seu discípulo.

Impressão: A primeira coisa que chama a atenção são os traços bizarros e toscos, os personagens são muito feios! Mas isso é parte da graça.

Mob é um personagem interessante mesmo sendo apático, acredito que ele seja assim para não manter baixo seu nível psíquico, que já se mostrou muito forte, considerando que sua escala de stress estava em 10% e pelo jeito a cada episódio esse número vai aumentar, estou espera do 100%.

Veredito: APROVADO

 

MOMOKURI

MOMOKURI

Estúdio: Satelight (Log Horizon, AKB0048, Basquash!)
Direção: Hiraike Yoshimasa (AKB0048, Kaleido Star, Working!!)
Adaptação de web comics
Roteiro/Arte: Kurose

Sinopse: Yuki Kurihara é uma stalker de Shinya Momotsuki, chamado de Momo, ele é mais novo que ela e Yuki o acha ele muito fofo. Os dois começam a namora, então Yuki tem de disfarçar sua obsessão por Momo e fingir que não sabe nada sobre ele.

Impressão: Stalker são sempre bizarros e dão medo, Yuki não é diferente, ela até pega do lixo um canudo usado de seu namorado…
O desenho é fofo e engraçadinho, não é incrível, mas não é dos piores, um slice of life romântico bem de boas.

Veredito: DROPADO

 

Alderamin on the sky (NEJIMAKI SEIREI SENKI: TENKYOU NO ALDERAMIN)

sky1

Estúdio: Madhouse (Death Note, One Punch Man, Trigun, Cardcaptor Sakura, HunterXhunter, Paprika)
Direção: Ichimura Tetsuo
Adaptação de Light Novel
Roteiro: Bokuto Uno / Arte: Ryuutetsu, Sanbasou

Sinopse: Essa é a história de Ikta Solork, um preguiçoso, de uma família sem prestigio militar, mulherengo, que odeia guerras, que será conhecido como Grande General na guerra entre dois Impérios. No início da saga o herói estava indo para a escola militar, mas ele e seus companheiros de dormitório acabam náufragos em uma ilha no território inimigo e de quebra a princesa também está com eles.

Impressão: A arte é muito bonita, o desenho começa em uma cidade litorânea bem ensolarada com uma arquitetura grega/árabe, outra coisa que chamou a atenção são os nomes dos personagens que tem inspirações norte-americanas, nórdicas, árabes e etc. Fora isso nada mais me surpreendeu.

Veredito: DROPADO

 

NEW GAME!

new1

Estúdio: Doga Kobo (Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Himouto Umaru-chan)
Direção: Fujiwara Yoshiyuki
Adaptação de mangá 4-koma
Roteiro: Shoutarou Tokunou

Sinopse: Recém-formada no Ensino Médio, Suzukaze Aoba já consegue um trampo em um estúdio de games (como assim?). Nessa empresa, responsável pela criação de seu jogo favorito, ela e mais outras garotas da equipe se desdobram para cumprir os prazos, mas sem esquecer de se divertir.

Impressão: New Game! é um anime de dia-a-dia em um escritório, que mostra um pouco do trabalho de desenvolvimento de games e ossos do ofício, como por exemplo: Dormir no trabalho, ter de aprender linguagem novas e etc. Mas acho que darão maior foco no humor, no relacionamento entre as funcionárias, mesmo assim, pretendo acompanhar para saber um pouco mais sobre criação de jogos.

Veredito: INCERTO

Calma que ainta tem mais!
Mas eaí? Se animou com algum? Quais as suas apostas da temporada?

VEJA A 2ª PARTE.

Fontes: Anichart, myanimelist, ANN, Wikipedia

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s