Resenha: Azumanga Daioh vol. 1


azumanga daioh, 4-koma, New Pop

Autor: Azuma Kiyohiko
Editora Original: ASCII MediaWorks/Kodokawa
Editora Nacional: New Pop
Gênero: Comédia
Tradutor: Junior Fonseca
Páginas: 156
Preço: 16,90

azumanga daioh, 4-koma, New PopDe leitura leve e bem-humorada, o 1º volume de Azumanga Daioh reúne diversa tirinhas verticais, sempre 4 quadros, esse formato é chamado de Yonkoma ou 4-koma.

Com foco em um grupo de garotas do Ensino Médio e suas vidas escolares elas são:  Chiyo Mihama, uma super dotada de 10 anos que foi adiantada para o Ensino Médio ; Sasaki é a maior garota da turma, ela não é de falar muito e todos acreditam ser durona, mas ela adora coisas fofas e animais ; Tomo Takino ocupa o posto de garota super enérgica  e competitiva ; Koyomi Mizuhara é a mais normal de todas, a com menos destaque do grupo ; Por ultimo, a distraída estudante transferida de Osaka, Ayumu Kasuga.

A maioria das historinhas são desconexas então não tem problema ler devagar, acho que é até melhor assim, de pouco em pouco fica mais prazeroso e o fator releitura é ótimo. Perfeito para ler no transporte, no banheiro e em filas.

 

 

O volume ainda conta com o Azumanga Daioh DX, que um capitulo com quadros maiores, no estilo mais tradicional. O acabamento e edição ficaram bons, a transparência é bem suave. A tradução, que em obras de humor deve dar um trabalho, até que está bem-feita, contudo em algumas piadas se perderam na minha falta de bagagem cultural japonesa e outras tiveram de ser explicadas, enquanto outras ficaram jogadas, um glossário já ajudaria.

azumanga daioh, 4-koma, New Pop

Azumanga foi adaptado para anime em 26 episódios pelo Estúdio J.C Staff, atualmente o autor está lançando Yotsuba&!, que é no mesmo estilo 4-koma.

A Editora New Pop lançou os 4 números da obra, você pode comprar direto do site deles ou pesquisar por aí. Espero mais lançamentos do mesmo estilo, como por exemplo Gekkan Shoujo Nozaki-kun.

Curiosidades: O título é uma junção do sobrenome do autor, Azuma, e Manga, já o Daioh! vem do nome da revista japonesa que publicou a série, Monthly Comic Dengeki Daioh.
Antes, Kiyohiko Azuma escrevia hentai e obras independentes sobre a alcunha de Jōji Jonokuchi e A-ZONE.

azumanga daioh, 4-koma, New Pop

Fontes: MAL ; Wikipedia ; Azumanga Daioh Wiki

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s