A editora Alto Astral, conhecida por revistas culinárias e femininas, resolveu entrar no mercado de quadrinhos lançando o selo Astral Comics com revistas do Robocop, Hellraiser e o mangá Omega Complex.
Autor: Izu
Arte: Shonen
Ano: 2009 – 2011
Gênero: Ação, Ficção Científica
Editora Original: Les Humanoïdes Associés
Editora Nacional: Editora Alto Astral
Edições: 3 edições
Preço: R$ 14,90
De origem francesa, o Omega Complex tem três edições, em sentido de leitura japonês, roteirizado por Izu e desenhos de Shonen, lançado originalmente pela Les Humanoïdes Associés, uma empresa com um grande catalogo de publicações.
No enredo, a Guerra Fria esquentou e o Estados Unidos venceu, depois de meio mundo destruído pelas armas nuclear, os afetados pela radiação devem tomar um remédio chamado G.H.O.S.T, que pode causar efeitos colaterais, transformando os usuários em monstros incontroláveis. E nesse mundo, Kama Manhattan é um caçador de recompensa que recebe a missão de capturar Ananke, uma terrorista que roubou uma bomba do governo. E assim começa uma grande conspiração envolvendo super seres e o governo.
Os desenhos são bons, com uma bela dose de violência, a historia usa vários conceitos científicos, física quântica, teorias, viagem no tempo, fazendo justiça ao “Complex” no titulo, mas ainda bem que ao fim de cada numero tem uma explicação de tudo isso.
Existem algumas referencias de obras japonesas como Fullmetal Alchemist, o clima pós-apocalíptico e o personagem principal lembram Trigun.
O acabamento das edições não é das melhores, as beiradas da capa são frágeis, as folhas tem bastante transparência, e algumas vieram grudadas, mas acredito que a Alto Astral começou bem no mundo dos mangás e com grande coragem trazendo um titulo não japonês, espero que eles continuem assim e tragam produtos diferentes para o nosso mercado.